terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Maria de Magdala

La Légende Dorée, escrita por Jacobus de Voragine.
Fonte: capa do livro da editora Gf-flammarion (1967). Edição de bolso.

"A lenda dourada" foi escrita por Tiago de Voragine em 1260. É um tratado medieval sobre a vida dos santos; e fala também sobre a vida da personagem que embora pouquíssimo mencionada no Novo Testamento, é envolta em muitas lendas e fantasias — Maria de Magdala (ou, Maria Madalena). A personagem de que menos se fala no Novo Testamento, mas que nossa imaginação soube preencher as lacunas de sua biografia como ninguém.

Alguns dizem que ela foi puta, outros que teria se casado com Jesus e tido filhos e família com ele. Outros dizem ainda que era mulher rica e financiou generosamente o ministério itinerante de Jesus. Mas afinal, o que é lenda e o que é história quando se trata de Maria Madalena — isto é, de Maria, da cidade de Magdala?

Outro dado importante é que diferente de Nazaré ou da Galiléia, Magdala era uma cidade grande voltada ao requinte e à diversão (tal como Las Vegas é para nós hoje).

E se por um lado possuímos hoje as fantasias outorgadas por peças teatrais, filmes hollywoodianos e romances, no medievo Madalena também ocupou lugar de destaque no imaginário popular. E alguns frades mendicantes tinham extrema devoção a ela: Madalena, a prostituta-santa.


Para saber mais:

Título: La Légende Dorée (ou, A lenda dourada).
Autor: Jacobus de Voragine.
Editora: Gf-flammarion.
Ano: 1967.

Título: Pedro, Paulo e Maria Madalena.
Autor: Bart D. Ehrman.
Editora: Record.
Ano: 2008.

Título: O Código da Vinci.
Autor: Dan Brown.
Editora: Sextante.
Ano: 2004. 

Musical: Jesus Cristo Superstar.
Direção: Tim Rice e Andrew Lloyd.
Broadway, 1971.

Filme: A última tentação de Cristo.
Direção: Martin Scorcese.
Ano: 1988.

Filme: Maria Madalena.
Direção: Garth Davis.
Ano: 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário