quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Jesus também era professor. Feliz dia dos professores.

Fonte: https://sagresonline.com.br/noticias/entretenimento/61640-morre-ruben-aguirre-o-professor-girafales-do-seriado-chaves

*Texto publicado no Facebook. 
São Paulo, 15 de outubro do ano de 2018.



Quase ninguém se lembra, mas Sócrates e Jesus eram professores. Sócrates ensinava de que seu único conhecimento era que não sabia nada, e Jesus ensinava sobre uma nova interpretação da lei de Moisés e sobre a Graça e o reino de Deus.



Mas qual a semelhança entre eles? O método pelo qual ensinavam. Ambos ensinavam fazendo perguntas.  Não davam respostas prontas, nem tabelas ou coisa assim. Eles faziam perguntas. Mostrando que ensinar e professorar corresponde não a saber as respostas, e sim em saber elaborar perguntas. As perguntas certas. As perguntas pertinentes e importantes.

Sócrates não cobrava por suas aulas e seus detratores diziam que assim o fazia porque de fato nada ensinava. Ele só perguntava, perguntava e não poucas vezes deixava seus alunos e ouvintes cheios de dúvidas. Ele não dava respostas. Só fazia perguntas. Jesus, semelhantemente, quando questionado sobre a lei e os profetas, respondia perguntando.

Ao perguntar, ambos professores ensinavam que a resposta vem de dentro e que é preciso busca-las dentro e não fora de si. Perguntando você iniciará uma jornada interior, para dentro de você. A verdade está dentro de você e ela te libertará. Te libertará do quê? Te libertará daquilo que não é você. Daquilo que não é para você. Te ajudará a tornar-se um indivíduo. A tornar-se quem você é. A individualizar-se e a tornar-se único.

E em tornando-se você quem você é, suas potencialidades que estão dentro e não fora, irão desenvolver-se de tal modo que você encontre paz e felicidade naquilo que faz. O pastor encontra sua felicidade pastoreando, o cavaleiro cavalgando, o médico medicando, o professor "professorando" e o menino "meninando".

A tarefa do professor é portanto, ensinar a perguntar e olhar para dentro. Antes de ensinar conteúdos, deve ele, ensinar de maneira humana. Olhando para dentro e para as pessoas como indivíduos muito singulares.

Feliz dia dos professores a todos os que ensinam com amor e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário