Foto retirada do site: https://www.matraqueando.com.br/colonia-witmarsum-cafe-colonial-historia-alema-menonita-e-descanso-ao-lado-de-Curitiba . |
Menno Simons foi o fundador de um grupo cristão anabatista que ficou conhecido como "menonita". Os menonitas faziam parte dos anabatistas, porque desconsiderando o batismo de crianças – que havia entrado na Igreja através dos escritos de Agostinho –, rebatizavam os cristãos que aceitavam a fé em idade adulta.
Agostinho – bispo de Hipona e importantíssimo pensador cristão –, havia dito que as crianças nasciam em pecado, porque ao nascer traziam em si as marcas do pecado de Adão. Os anabatistas não pensavam assim. Ao contrário, achavam que só podia batizar-se aquele que estando de posse de sua razão, fosse capaz de escolher e discernir. Fazendo escolhas conscientes. Por isto, rebatizavam as pessoas desejosas de fazê-lo, quando manifestavam tal vontade em idade adulta. Já tendo, portanto, alcançado a "idade da razão".
Além de os menonitas rebatizarem os cristãos, eles também são pacifistas; não pegando em armas nem mesmo para defender-se. E, eles vivem da agricultura. Possuem um estilo de vida semelhante ao dos quakers e dos amish. Depois de várias migrações e imigrações, vieram instalar-se no sul do Brasil e fundaram a Colônia Witmarsum.
Caso você decida ir até lá me chame e o acompanharei com prazer redobrado.